
Sobre Nós
História do Estilo
O grande Mestre Hironori Otsuka nasceu a 1 de Junho de 1892. Foi o fundador da Escola de Karaté Wado Ryu. Contribui para a criação da Federação Internacional de Artes Marciais e pertenceu ao conselho técnico e comité inicial. Foi o primeiro Vice-presidente da Federação Japonesa de Karaté por dois anos e, posteriormente, tornou-se um estadista sénior da mesma. Em 1966, o governo Japonês honrou-o com a Quinta Ordem de Mérito (O Cordão do Sol Nascente) pela sua contribuição ao Karaté.
Em Abril de 1897, quando tinha 5 anos de idade, o grande Mestre Hironori Otsuka começou a praticar jujutsu sobre a tutela do seu tio. Aos 13 anos, começou a estudar judo, no colégio júnior, com o Mestre Nakayama que que dirigia a escola de ju jutsu do estilo Shinto Yoshin Ryu, especializado em projecções e “técnicas de chão”. A escola também ensinava ataques de punho e pontapés.
Na Primavera de 1910, aos 18 anos, entrou na Universidade de Waseda. Enquanto se formava em Administração Pública, começou a treinar também noutras escolas de jujutsu para além da Shinto Yoshin Ryu, sendo que nesta altura havia 100 a 200 escolas, lado a lado, em algumas ruas.
Continuou este percurso durante 4 anos até se aperceber que todas as técnicas de jujutsu eram iguais, por isso desistiu e começou a treinar sozinho. Após a morte do seu pai em 1912, durante o seu segundo ano em Waseda, a sua mãe convenceu-o a desistir da universidade e a ir trabalhar para o Banco Kawasaki, do qual o seu tio era dono, porque ela estava preocupada com a loucura de Otsuka por artes marciais. Ele continuou a trabalhar durante 12 anos como obrigação, pela sua mãe, mas não deixou de praticar jujutsu durante esse tempo. No dia 1 de Junho de 1921, Otsuka celebrou o 29º aniversário obtendo o grau de mestre do estilo Shinto Yoshin Ryu das mãos do Mestre Nakayama, onde recebeu um certificado de “Total Aptidão” no estilo jujustu. Ele sucedeu a 4ª geração do estilo Shinto Yoshin Ryu.
Em 1922, a conselho de um amigo, Otsuka deslocou-se ao kudokan escola de Jigaro Kano. E lá testemunhou uma demonstração de karaté realizada por Gichin Funakoshi, e fascinado por esse novo método marcial Okinawense ofereceu-se como aluno a Funakoshi, que aceitou de imediato, visto tratar-se de alguém já muito influente no universo das artes marciais da altura.
Hoje a na AJKP com o nosso Sensei Filipe Ferreira continuamos a inovar e a resgatar as técnicas antigas do Karaté e do Jiu Jitsu tal como o Sensei Hironori Otsuka o fez, sempre com o objetivo de criar um estilo mais eficiente de Karaté.

A demonstração foi um verdadeiro sucesso estimulando um interesse acrescido no karaté. Baseado na sua experiência do Jujitsu, Otsuka procurou introduzir o combate livre (jiu Kumite) no karaté além dos katas e o kihon já existentes. Funakoshi, como era leal aos seus ensinos tradicionais do karaté, não aceitou a nova visão de Otsuka, e os dois mestres seguiram caminhos diferentes.
Em Outubro de 1934 aos 43 anos, fundou a WADO-RYU KARATÉ JUTSU e a WADO-RYU KARATÉ JUJITSU KENPO, fundindo as soberbas características dos estilos tradicionais do Jiu-Jitsu ao karaté de Okinawa complementando a sua própria criação. Quatro anos mais tarde prescindiu do seu trabalho para concentrar-se numa carreira a tempo integral no ensino. Nomeou a sua escola de Wado-Ryu que se traduz simplesmente como a “maneira da paz e harmonia”. A verdadeira expansão do karaté, e do Wado-Ryu em particular, só ocorreu depois da guerra.
Wado-Ryu é um dos quatro estilos principais do karaté e talvez o formulário mais puro do Karaté. Embebido em Bujutsu clássico da sua experiencia em Jujitsu e no Shindo Yoshin Ryu, Otsuka aplicou estes conhecimentos e experiências aos seus ensinos. Alguns dos elementos mais ásperos da resistência da técnica do combate livre, (típicos da maioria dos estilos de karaté), são ausentes em Wado-Ryu. Otsuka rejeitou o endurecimento de determinadas partes do corpo, tais como as mãos, acreditando que tais práticas eram inúteis como preparação, sabendo também que esse trabalho traz muitos malefícios para a saúde, pois o Mestre Otsuka possuía conhecimentos de ortopedia, tendo inclusive trabalhado como médico num hospital local. Pertenceu, (por possuir tais conhecimentos) a uma comissão de avaliação das lesões no Judo e Ju Jutsu a convite do Mestre Jigoro Kano. O alvo do estilo Wado-Ryu na visão original de Otsuka não é perfeição da técnica física mas do desenvolvimento de uma mente que possa tranquilamente, reagir intuitivamente e sem a hesitação a toda e qualquer situação. Para Otsuka, o karaté era em primeiro lugar uma disciplina espiritual.

Em Wado, a habilidade e o conhecimento são adquiridos com o treino e esforço em concentração, espera-se que o estudante desenvolva a força interna e calma do carácter, assim como as virtudes do auto-controle, do respeito para outro, e da humildade verdadeira.
A 29 de Abril de 1966 o imperador homenageou Otsuka com o grau de KUN-GO-TO e condecorou-o com uma medalha de SOKO-KYOKUJITSU-SHO, em reconhecimento do seu esforço e contributo para a enorme expansão do Karate-DO.
A 9 de Outubro de 1972 a federação internacional das artes marciais (IMAF), liderada por Higashikuni (primo do imperador), nomeou Otsuka como o primeiro excelente artista marcial de 10o.DAN no Karate-Do, o que representa o mesmo status que é desfrutado pelo Kyuzo MIFUNE no judo e Hakudo NAKATAMA no kendo. Depois de enumeras viagens por todo mundo para divulgar o seu estilo de karaté Wado Ryu Otsuka Sensei viria a Falecer aos 89 anos no dia 29 de Janeiro de 1982.