AJKP conquista 3 títulos de Campeões do Mundo em Karaté Wado Kai
Foram cinco dias de torneio, na cidade de Leicester, Inglaterra, que terminou com festa lusa em terras de sua majestade.
A comitiva portuguesa levou 30 atletas. Cinco sagraram-se campeões mundiais (um resultado histórico para Portugal) e três deles são da AJKP todos do clube CSBrito Guimarães. Flávia Ribeiro (sénior -68 quilos), de 20 anos, Inês Ferreira (júnior - 59 quilos) e Gonçalo Freitas (júnior -76 quilos), ambos de 17 anos, são os conquistadores protagonistas deste campeonato de Karaté Wado Kai. A equipa de Guimarães alcançou ainda um terceiro lugar, da autoria de Leandro Cunha (júnior -68 quilos) Gabriel Moreira na primeira experiência em Sub 21 -84 Kg, fez dois combates com resultados onde não conseguiu lograr a vitória. Em Kumite de equipas feminino Portugal chegou até à final, mas viria a sofrer a sua primeira derrota contra a Inglaterra, classificando-se em segundo lugar.
Participaram ainda 4 atletas do Clube Karaté Wado-Ryu Braga. Rui Barros sagrou-se Vice-campeão do Mundo em Kumite SUB-21, -60Kg. António Vieira obteve igual resultado (Vice-campeão do Mundo) em Kumite Junior -76Kg. Renato Pinto conquistou o 5º lugar em Kumité SUB-21, -75Kg. Cláudia Vilaça, a mais jovem representante da nossa AJKP, venceu o primeiro Kumite por 9-0 (em 40 segundos de combate!), tendo perdido o segundo e atingindo assim o TOP 8 em Kumite <14 anos, +45Kg.
Como sempre, os Sensei Filipe Ferreira e Cláudio Vilaça supervisionaram tecnicamente os seus atletas.
Filipe Ferreira, não escondeu o cansaço, mas a felicidade ao falar pelos seus atletas foi notória. "Estamos todos muito cansadinhos da viagem, mas foi uma experiência espetacular. O campeonato tinha cerca de 30 países participantes, de todos os continentes. Equipas fortes como as do Japão e Inglaterra e em quase todas as finais em que estivemos presentes conseguimos vencer", referiu Filipe Ferreira. "Fomos muito felicitados por todas as outras comitivas, porque nunca tinham visto um Portugal tão forte, nestes campeonatos do mundo, só agora", garantiu o diretor técnico.
A AJKP espera agora voltar ao campeonato do mundo daqui a quatro anos, "com esta força". Para já, vão ter os merecidos "15 dias de descanso", depois de oito meses a prepararem-se para esta prova.
Os novos campeões voltam a treinar já em setembro, com o estágio da pré-época, em Rilhadas, Fafe